Estudantes criam projeto de reconstrução de distrito, em Rondônia


São Carlos foi atingido pela cheia histórica do Rio Madeira em 2014.
Sempla diz que projeto é indispensável para o recomeço da comunidade.

Um projeto de reconstrução do Distrito de São Carlos, distante cerca de 70 quilômetros de Porto Velho, foi elaborado por cerca de 70 estudantes de arquitetura e urbanismo de uma faculdade particular. O local foi totalmente destruído pela cheia histórica do Rio Madeira, em 2014, e pode ser reconstruído a partir de uma expectativa dos moradores do distrito.

Uma coleta de dados da história local e de expectativas dos ribeirinhos proporcionou a elaboração do projeto final que prevê ruas com calçadas, paisagismo, área de lazer com arborização, vias de tráfego para veículos, pedestres e ciclistas, em uma área de 358 lotes, além de espaços para correspondentes bancários, lotéricas e um mini-shopping de serviços.

Os professores da instituição foram os responsáveis pela coordenação do projeto, com parceira de Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla). Os docentes também planejaram calçadas permeáveis, com gramas para drenar a água pluvial. Para o secretário Jorge Elarrat, o projeto proporciona esperança aos ribeirinhos. “É indispensável para o recomeço da comunidade”.

Segundo a Sempla, os moradores e a prefeitura encontraram uma nova área para a reconstrução do distrito e a topografia do local já foi realizada, permitindo a divisão dos lotes para que os ribeirinhos iniciem as mudanças.

 

Fonte: G1

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>