Mapeamento de favelas vira realidade 1


http://www.brasil247.com/images/cache/1000x357/crop/images%7Ccms-image-000378411.jpg

O Brasil possui 6.329 favelas, de acordo com o Censo Demográfico – Aglomerados Subnormais de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de serem por muitas vezes superpovoadas, boa parte das favelas não consta nos mapas (ou, quando acontece, são sinalizadas apenas com o nome). Ou seja: são vazios cartográficos. No entanto, trabalhos como os desenvolvidos pelo Programa Rede Jovem, que retratou essa realidade no documentário Todo mapa tem um discurso, lançado em abril, vem tentando reverter a situação, como mostra matéria da Rede Brasil Atual. A organização é responsável pela criação do Wikimapa, ferramenta virtual colaborativa voltada para o mapeamento de pontos de interesse e cartografias de ruas, becos e vielas de comunidades de baixa renda ainda excluídas das representações gráficas oficiais e digitais. Em cinco anos, a tecnologia do Rede Jovem incluiu 11 comunidades no Wikimapa, dez delas no Rio de Janeiro.

“Com relação à ausência dessas comunidades do mapa, a gente remete isso muito ao interesse econômico. Até pouco tempo atrás, não existia nenhum interesse econômico dentro dessas áreas. Hoje, várias empresas querem entrar nas comunidades, querem ter suas lojas e uma representação nestes lugares”, analisa a a antropóloga e diretora estratégica do Programa Rede Jovem, Patrícia Azevedo. A atualização dos mapas é feita através das figuras dos wiki-repórteres, jovens selecionados dentro da favela e capacitados para a utilização e multiplicação do sistema.

FONTE: IGD


One thought on “Mapeamento de favelas vira realidade

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>