Pernambuco vai mapear geografia do estado 1


Todos os 98 mil km² do território pernambucano vão passar por um mapeamento digital a laser, em alta resolução. O projeto Pernambuco Tridimensional, que está sendo lançado nesta segunda-feira pela Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), usa a metodologia de aerofotogrametria, e faz parte do Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco (PSHPE).

Quando concluído, cada metro quadrado do nosso território será conhecido em detalhe. E Pernambuco será o único estado brasileiro (e único território completo do hemisfério Sul) a contar com esse tipo de mapeamento, nesta qualidade, usando escalas de 1:1.000 e 1:5.000.

Sem título-1

A base de dados criada por esse mapeamento será de grande importância para uma série de futuras ações dos governos estadual, municipal e federal.Além de áreas de drenagem e redes de água e de esgoto, também serão beneficiados projetos voltados para os planejamentos urbano e ambiental, para a construção de estradas, para a geração de energia e para as telecomunicações. Esses empreendimentos essenciais passarão a contar com muito mais agilidade em seus processos de tomada de decisões.

Os serviços foram iniciados em Fevereiro de 2014 e devem ser concluídos em 15 meses. O custo estimado é de cerca de R$ 19 milhões, financiado com recursos do PSHPE via Banco Mundial.

Fonte: Diário de Pernambuco


One thought on “Pernambuco vai mapear geografia do estado

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>