Teodolito…teo do que ? 1


Palavra comumente usada no meio de profissionais de topografia, “teodolito” é um instrumento usado para medição. É geralmente usado para engenharia geológica. Esse aparelho consiste de um par de círculos graduados posicionados em ângulos retos entre si. O teodolito é usado principalmente para medidas de ângulos horizontais e verticais. Entretanto, esses instrumentos medem ângulos horizontais com maior precisão que ângulos verticais, uma vez que esta é a principal função nas medições.

Teodolito – História

Eles existem há muito tempo, datados desde os alidades, dispositivo que providencia mapa geográfico do terreno.

teodolito

Ele consiste de uma mesa plana e um telescópio acoplado no topo do alidade, peça do equipamento caracterizada pela aparência de garfo. Em 1571, um livro de pesquisa chamado “Pantometria” providenciou a primeira descrição do teodolito, creditada a Thomas Digges, que também é associado à invenção do equipamento.

Teodolito – Composição

Foram desenvolvidos em três formas: padrão Y, trânsito e Everest. As três formas possuem base circular dividida em seções, com pernas feitas de aço. No teodolito Y, o suporte do telescópio é baixo. O telescópio é apoiado em uma armação com suportes. O teodolito Everest possui suporte baixo, bem como o telescópio imóvel. O teodolito Everest é similar ao Y, mas difere na estrutura do circulo vertical, que possui dois arcos. Por fim, o teodolito trânsito não apresenta ocular no telescópio e emprega o uso de um prisma.

Teodolito – Como usar

Um teodolito deve ser montado em um tripé para nível ou posicionado onde o usuário possa observar. O observador faz leituras olhando através do telescópio ou ajustando a mira vertical para encontrar a extrema esquerda do objeto em estudo.

teodolito

O círculo horizontal do teodolito é então rotacionado e travado no lugar. A direção específica do círculo deve ser gravada pelo observador. Após isso, o próximo objeto é estudado rotacionando o círculo no sentido anti-horário, o que é repetido até todos os objetos forem lidos.

Teodolito – Detalhes

Existem diferenças na utilização. No campo da geodésia, os conceitos de trigonometria são usados para medir ângulos e obter direções de objetos. Um dos conceitos em trigonometria implementados na utilização de um teodolito é a triangulação. Esse tipo de estudo, baseado na medição de ângulos e distâncias, desenvolve uma série de triângulos ligados, dos quais as coordenadas do plano são derivadas.

Teodolito – Desenvolvimento moderno

Comparado aos usos tradicionais, o método moderno para utilizar teodolito utiliza leituras digitais ou eletrônicas. Um codificador rotativo faz a leitura para o observador, são as chamadas estações totais. O desenvolvimento de sensores permitiu aos inventores adicioná-lo no plano focal, possibilitando ao observador meios de marcar automaticamente os objetos e medi-los instantaneamente, usando o software embutido. O teodolito então virou peça de museu, mas… você já pensou em fazer um na sua casa ? Veja abaixo !

 

Teodolito – Aprenda a fazer em casa !

 

Fonte : http://www.ehow.com.br/teodolito-funciona-como_5769/


One thought on “Teodolito…teo do que ?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>