Topografia e estudos arqueológicos são iniciados nas obras do elevado do Rio Tavares


Iniciou-se o trabalho de topografia para a construção do elevado do Rio Tavares, no Sul da Ilha. As informações são da Prefeitura de Florianópolis.
A topografia irá determinar as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, e principalmente, localizar precisamente os terrenos que serão desapropriados para o andamento da obra.

Já o arqueólogo irá verificar se há ou não sambaqui na área. Se não houver, dentro de 10 dias as máquinas devem chegar ao local, caso contrário, ele começa a catalogar o material para dar a largada na construção do elevado.

Se tudo ocorrer conforme o previsto, as máquinas e as alterações no trânsito chegam ao bairro em uma semana, garante a Prefeitura da Capital.

A possibilidade de existir um sambaqui no local adiou os serviços. No fim do mês passado, o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, foi a Brasília e retornou com a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para começar o empreendimento enquanto o arqueólogo verifica a existência ou não do sambaqui.

O elevado

Terá 220 metros de extensão entre a SC-405 e a rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, que liga o Rio Tavares à Lagoa da Conceição. No entorno serão construídas ciclovias e calçadas. O investimento é de aproximadamente R$ 15 milhões e a previsão de entrega é de 18 meses.

 

 

Fonte: G1

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>